segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mascar o cabelo pode ser sinal de doença




Costuma ter alguns fios de cabelo dentro da boca e mascá-los? Não se trata apenas de um tique menos higiénico – pode representar um problema grave de saúde.


De acordo com o site LiveScience, este problema chama-se Síndrome de Rapunzel (o seu nome técnico é tricofagia) e trata-se de um distúrbio psiquiátrico. Esta é uma condição mais comum nas crianças e adolescentes do sexo feminino, mas pode prolongar-se até à vida adulta. Nestes casos, o problema pode ser intensificado pelo stress do dia-a-dia.

Para além das questões psicológicas por detrás deste comportamento, o ato de comer o próprio cabelo (em casos mais graves, também o de terceiros) pode provocar outros problemas de saúde: os cabelos mascados podem acabar por formar uma bola no estômago, interferindo com o processo digestivo e reduzindo os níveis de proteínas no sangue.

Mais vale prevenir do que remediar: se a sua filha (ou filho) costuma ter o cabelo dentro da boca, o melhor é dirigir-se ao pediatra e perceber o que poderá estar por detrás deste comportamento.




Sem comentários:

Enviar um comentário